terça-feira, 26 de março de 2013


Governo prorroga Bolsa Estiagem até julho






           A presidenta Dilma Rousseff informou ontem que se reunirá no dia 2 de abril com todos os governadores do Semiárido atingido pela seca, para discutir propostas e ações destinadas a reduzir as consequências da estiagem, que afeta principalmente a Região Nordeste.
        O governo federal anunciará a prorrogação até julho do Bolsa Estiagem e o Garantia-Safra. Mas, segundo a presidenta, poderá haver novas prorrogações porque os benefícios serão pagos enquanto durar a seca. A Bolsa Estiagem assiste agricultores familiares com renda até dois salários mínimos em municípios em situação de emergência ou calamidade pública. O Garantia-Safra ajuda os agricultores cuja produção foi prejudicada pela seca.
          Além dos nove governadores nordestinos, foram convocados para a reunião, que será realizada em Fortaleza, no Ceará, os governadores de Minas Gerais e do Espírito Santo, estados que são beneficiados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Dilma Rousseff garantiu que o governo ampliará as ações em andamento, como o trabalho do Exército na operação carro-pipa de abastecimento e a venda de milho aos pequenos produtores a preços mais baixos que os de mercado, mas ressaltou que é preciso discutir o futuro pós-seca.
         “Eu acredito que temos que avançar e assegurar que os mecanismos de combate à seca sejam permanentes. Não é, de jeito nenhum, que vamos ficar com a mesma história todo o tempo, mas na hora que acabar a seca e vier a chuva, nós vamos ter de criar mecanismos que durem e assegurem que as pessoas não sejam atingidas”, disse a presidenta durante inauguração da primeira etapa do Sistema Adutor Pajeú, no município de Serra Talhada, em Pernambuco.
       A presidenta Dilma voltou a afirmar que o governo federal terá um programa de recomposição do rebanho morto em decorrência da maior seca da região nos últimos 50 anos, mas ressaltou que precisam ser tomadas ações para que as perdas de animais não voltem a acontecer com tanta intensidade.

segunda-feira, 18 de março de 2013

População comparece a mutirão da cidadania

Ação do Programa Cidadão e Secretaria de Assistência Social atrai inúmeras pessoas para emissão de documentos


              A ação promovida pela Secretaria de Assistência Social (Cacimbas-PB) e pelo Programa Cidadão do Governo do Estado da Paraíba realizada no último dia 14/Março nas Comunidades Quilombolas de Chã, Aracati e Serra Feia foi um sucesso. A população dessas comunidades compareceu em massa para aquirir sua documentação, dentre as quais, foram emitidas: Fotos 3x4 (43), RG (45), CPF (39) e CTPS (28).
                "Essa ação foi maravilhosa, muitos cidadãos precisavam dessa documentação e era um pouco inviável nos deslocarmos para Patos para emiti-las, parabenizo o Secretário de Ação Social Kelson Batista pela iniciativa" Geraldo Alves Teixeira - Vereador e presidente da Associação Quilombola de Serra Feia.
                  Quero aqui agradecer a presença do representante da CAMEC - Gilberto Nunes,  do vice-prefeito Joãozinho, do Secretário de Obras Jucemar Luiz, da presidente da Comunidade Quilombola de Chã e Aracati - Esmeralda Marques, da  equipe de apoio  e da direção da Escola Joaquim Cassiano Alves (Maria Helena e Lourdinha), por ceder o espaço para realizarmos a ação, assim como, ao Prefeito Municipal de Cacimbas (Léo Terto) por oferecer os aportes necessários a realização do evento.

CONFIRA ALGUMAS DAS IMAGENS:








quarta-feira, 13 de março de 2013

Secretaria de Assistência Social e Governo do Estado da Paraíba promovem emissão de documentos em comunidades quilombolas



             A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) iniciou nesta segunda-feira (11), nos municípios de Catolé do Rocha, Manaíra e São José de Princesa, a visita às comunidades quilombolas da Paraíba. Serão percorridas pela equipe do Programa Cidadão da Sedh cerca de 30 comunidades em mais de 20 municípios paraibanos. O objetivo é retirar documentação desta população e, posteriormente, inscrever as famílias em programas sociais.
      “Este projeto junto às comunidades quilombolas tem como primeira etapa a retirada de documentação. Depois teremos o cadastramento das famílias no Cadastro Único do Governo Federal. Também faremos uma espécie de perfil destas famílias para levantarmos quais são os programas que elas ainda não têm acesso”, informou a secretária da Sedh, Aparecida Ramos de Meneses.
             Cronograma de visitas – A visita aos municípios está sendo realizada pela equipe do Programa Cidadão que foi dividida em duas. Desta forma, nesta terça-feira (12), a visita será nas comunidades quilombolas dos municípios de São Bento (comunidade Contendas), Pombal (Os Rufinos e Os Daniel) e Tavares (Domingos Ferreira).
            Na quarta-feira (13), será a vez dos municípios de Cajazeirinhas (Umburaninha/Vinhas/ e Diamante). Na quinta (14), os municípios visitados serão: Coremas (Negro das Barreiras/Mão Dágua/ Santa Tereza) e Cacimbas (Serra Feia/Aracati/Chã) na Escola Joaquim Cassiano Alves (sítio Serra Feia), o transporte para deslocamento dos cidadãos das comunidades Chã e Aracati sairá a partir das 08:00 da manhã e tem como ponto de encontro/partida a casa da Srª. Esmeralda Marques - representante dessas comunidades.
                 Os documentos emitidos são: RG, CPF, Carteira de Trabalho e Registro de Nascimento, cabe destacar que essa ação e/ou emissão é exclusiva para essas comunidades.

Digitadores da Secretaria de Assistência Social da cidade de Cacimbas-PB participam de treinamento para entrevista às Comunidades Quilombolas de Serra Feia, Chã e Aracati


 
                 A Secretaria de Desenvolvimento Humano do estado da Paraíba promove entre os dias 11-14/Março do ano em curso a I Capacitação de Entrevistadores do Cadastro Único*. O treinamento está sendo realizado no auditório da referida secretaria, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 2501 no Bairro dos Estados. A Secretaria de Assistência Social da cidade de Cacimbas está representada por alguns de seus entrevistadores (Kássio Klay e Tarciana Martins) por possuir remanescentes de Zumbi dos Palmares, essa capacitação visa o aperfeiçoamento e desenvolvimento de um trabalho voltado à comunidade.



sistema de inserção de dados para Programas Sociais do Governo Federal
** Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.